Wednesday, February 13

O Mambo

Após um longo período estou comecando a ler jornais em sueco.... lógico, nem tudo porque ainda não consigo. Mas um dos artigos que me chamou a atencão foi o Mambo.

Mambo é o termo usado para o jovem entre 20 e 27 anos que ainda mora com os pais mesmo tendo chegado na idade de alugar um apartamento e seguir a vida. Isso é muito comum aqui porque à partir de uma certa idade eles se tornam independentes financeiramente e vão morar sozinhos.

O que mais me chamou a atencão nesse artigo foi a demonstracao de quanto um Mambo custa para seus pais em termos de aluguel, tv, internet, alimentacao, etc., separados por valor de filho e filha. Todas as despesas são relacionadas para o caso de um filho ou de uma filha. Isso porque aqui a igualdade entre os sexos é tão exagerada que no meu ponto de vista acaba sendo absurda.

Como aqui tudo é muito caro, o porquê dele continuar morando com os pais e gerando despesas? O que parece é que isso comecou a ficar um pouco frequente.

A psicóloga aconselha o seguinte: a. o filho/a pagar todas as despesas referente a ele/a, pois assim ele/a saberá o quanto custa e dará valor no dinheiro e saberá quando se mudar. b. o filho/a fará todo o servico que se refere a ele/a mesmo/a, tipo lavar e passar suas próprias roupas, pois assim ficará claro que ele/a não mora em um hotel, mas sim em uma casa. c. Regras no tempo e na utilizacão de tudo o que é coletivo, telefone e internet por exemplo.

A cultura sueca é assim. O laco familiar existe mas não como na cultura brasileira. Um outro exemplo são as mães que acabam de ter filhos. Elas cuidarão da crianca sem a presenca constante da mãe ou da sogra no cuidado ou mesmo na educacão dos filhos. Um dos motivos é que elas estão trabalhando e cada um tem a sua vida e o seu dever.

Você acha bom ou ruim?
.

No comments: