Monday, June 20

As novas regras da acentuacão gráfica

Resolvi estudar as novas regras da acentuacão gráfica da lingua Portuguesa e está sendo terrível. Já tinha sentido o drama com algumas palavras dos jornais, mas quando escrevo uma palavra que levava acento e agora não, minha mão dá sinais que necessita continuar e fazer um pequeno rabisco: um acento agudo, grave ou mesmo o trema. As mudancas foram para melhorar mas o que o costume faz com a gente... (aliás, meu computador não tem o c cedilha,  as palavras estão sem não porque foram abolidas). Estou atrasada nesse estudo, e sei disso, mas posterguei o máximo que pude. Agora chega.

Se vc é da geracão que aprendeu acentuar ditongos abertos ei, oi nas palavras paroxítonas, usava o trema,  acentuava hiatos no oo, u tônicos, e formas verbais na 3a pessoa como alguns exemplos,  certamente entende o que eu digo. Tente escrever: creem, leem, apazigue, plateia, ideia, voo, enjoo, assembleias, paranoia.... todas elas sem nenhum acento.... ai, como é difícil..... falta alguma coisa....
Até agora ignorei essa nova ortografia, mas não dá para continuar escrevendo errado. Comprei um livro e aqui estou eu escrevendo e escrevendo, decorando as novas regras.

No comments: